Primeiro supermercado dos recém-casados

Especialista em assuntos domésticos dá dicas para a primeira lista de supermercado

Consultora pessoal da Help Personal Assistant detalha como se faz uma lista semanal e mensal, a fim de garantir a tranqüilidade dos recém-casados

helo_cozinha

Quando os noivos têm de fazer a primeira lista de supermercado, começam as dúvidas: o que e quanto comprar de cada item? Normalmente, a primeira coisa que eles lembram é a compra que viam seus pais fazerem, e logo imaginam que a lista deverá ser parecida. Um erro, pois agora eles são só dois e as quantidades deverão ser pequenas.

Os itens podem variar de acordo com o gosto e costume do casal. A lista deve ser dividida em duas: a mensal e a semanal. A proporção mais comum para um casal, de acordo com a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, é de 2 kg de arroz, 1 kg de feijão, 2 latas de óleo, 6 ovos; 1 pacote de farinha de mandioca, 1 kg de farinha de trigo, 2 kg de açúcar e 1 kg de café. "Para o macarrão, o ideal é comprar dois pacotes de tipos diferentes, pois assim você pode variar um pouco mais as receitas", explica Heloisa.

Além dos produtos secos e do macarrão, Heloisa prossegue com a lista: 2 latas de milho, 2 latas de atum, 2 latas de ervilha, 2 pacotes/latas de molho/polpa de tomate, 1 vidro de palmito, 1 lata de azeite, 1 vinagre, 1 pacote de sal, 1 vidro de maionese, 1 pacote pequeno de maisena, 1 caixa de caldo de legumes, 1 de carne e 1 de galinha, 2 latas de creme de leite, 2 de leite condensado, 12 caixas de leite, 2 pacotes de bolacha, 1 caixa de cereais, 1 caixa de chá, 1 pacote de pão e 1 lata de achocolatado.

O próximo passo, segundo a consultora, é escolher carnes, peixes e frangos, sendo que a quantidade depende do gosto do casal. "A vantagem desses produtos é que podem ser comprados e congelados, após serem embalados em quantidade adequada para ser preparada e consumida em uma refeição", adverte. Em seguida, o casal deve pensar o quanto consome de suco, refrigerante e cerveja. Pode escolher também o que vai comprar de salgadinhos para aperitivo.

O próximo item da lista mensal são os condimentos. Heloisa explica que a base é 1 mostarda, 1 ketchup, 1 molho inglês, 1 embalagem de orégano, ervas finas, pimenta do reino, canela em pó e cravo da Índia. "Todos esses produtos devem ser comprados no menor tamanho que existir, pois são usados em pequenas quantidades e sua validade é pequena, mas muitas vezes duram mais de um mês", explica.

Outro item da cozinha que geralmente é esquecido, mas que deve estar na lista mensal são: 1 rolo de papel alumínio, 1 rolo de papel filme, 2 de papel toalha, 2 caixas de filtro de café, 3 pacotes de guardanapos de papel. Heloisa acrescenta que os itens que são sempre deixados de lado pelos casais inexperientes são os produtos de limpeza e higiene. Para a higiene pessoal, a consultora recomenda 2 pacotes de papel higiênico; 2 pastas de dentes; 4 sabonetes; 2 desodorantes; 2 xampus; 2 condicionadores (1 para mulher e outro para o homem); 1 hidratante e 1 pacote de cotonetes. Podem ser acrescentadas mais coisas nesse item, caso o casal sinta necessidade. Para a higiene e limpeza da casa, o ideal é comprar 2 pacotes de sabão em pó; 2 amaciantes; 1 pacote de sabão em pedra; 2 multiuso; 1 limpa vidro; 1 pacote de esponja para pia; 1 pacote de esponja de aço; 1 vidro de desinfetante para banheiro; 1 passe bem; 1 vidro de álcool.

A primeira lista semanal deve ser feita junto com a primeira lista mensal e, depois, a cada semana ou quinze dias, dependendo da necessidade do casal. Esta lista deve conter frutas, verduras e legumes, que entram na lista semanal pois estragam mais rápido. Caso o casal não consuma muito esses alimentos, eles podem ser comprados somente no momento em que deverão consumidos.

A compra semanal deve conter também os produtos de geladeira. Eles devem ser adquiridos em quantidades pequenas para serem consumidas durante uma semana ou, no máximo, em 15 dias, sempre de acordo com o gosto do casal. "Se eles gostam de manteiga podem comprar um pacote, mas ele dura muito, correndo o risco de estragar. Uma boa dica é cortar o pacote em vários pedaços e depois embalar um a um em papel alumínio e colocar no freezer. Depois é só pegar um pedaço e usar, mesmo que não seja consumido por inteiro, o que sobrou pode ficar na geladeira até o próximo uso, evitando o desperdício", finaliza a consultora. Esta lista deve conter também 1 pote de requeijão, 1 vidro de geléia, queijo e presunto. O imprescindível é sempre checar se os itens acabaram realmente antes da próxima compra.

 

Contato

Sample Image

Komunica Assessoria de Imprensa

Tel: (019) 3032 5494
Cel: (019) 7802.5178 139*3853
End: Rua Barão de Ataiba, 104/sl 8
Cambui - Campinas/Sp.
13024-140

Você está aqui: Início Clientes Releases Help Personal Assistant Primeiro supermercado dos recém-casados