Donna Casa de Pizza promove exposição de arte impressionista em homenagem ao aniversário de Campinas

De 14 a 24 de julho, em homenagem aos 235 da cidade de Campinas, a Donna Casa de Pizza promove a exposição "Um olhar sobre Campinas", como parte de seu novo projeto "Arte com Pizza", que trará para a cidade vernissages e lançamentos de obras, unindo cultura à boa gastronomia. As obras retratam cenários e personagens importantes da história campineira, sob a Técnica de Observação no Escuro (TOE). A técnica foi concebida em 2003 e lançada oficialmente em 2007, pelo artista plástico Elvis da Silva, com base nos ensinamentos de Israel Pedrosa, discípulo de Portinari e conhecido como o cientista das cores.

De acordo com Elvis da Silva, a TOE consiste em ativar ao máximo as células cones, grupo de células que estão localizadas no fundo da retina humana e são responsáveis pela interpretação da cor, por meio da mensuração óptica do pigmento opaco. Ele explica que a cor dos objetos é combinada por três grupos de cones, que captam estímulos e os enviam ao cérebro por meio do nervo óptico. Cada imagem permanece na memória visual por um determinado tempo, até que vá sendo substituída por outra nova, e isso acontece porque algumas cores têm tempo maior que outras. "Por exemplo, os azuis, de modo geral, ficam mais tempo registrados na retina humana que os vermelhos, que são mais fugazes", explica o artista plástico.

 

A TOE é baseada na capacidade que cada cor tem de ficar mais viva diante de sua complementar, ou cor oposta, como o violeta e amarelo esverdeado. "A técnica usa princípios científicos, em que, por meio do equilíbrio óptico, tento usar o máximo da cor e sua complementar, direcionando a pincelada e dando um movimento escondido a olhos desatentos", conta Silva.

 

Mesmo que conhecidos a centenas de anos, os elementos da TOE nunca foram utilizados por artistas plásticos. Segundo a técnica, para melhor visualização das obras, o observador deve ficar em ambiente iluminado e, por outro lado, a obra deve ficar na penumbra, recebendo luz refratada. "Assim os cones do observador são ativados pela luz e, após um tempo de saturação da retina, que deve ser superior a 40 segundos, começam a ocorrer alguns fenômenos ópticos que permitem uma visualização diferente", acrescenta o desenvolvedor da TOE.
Segundo relatos, o que se vê por alguns instantes é a cor sendo exaltada. "Já me disseram também que parece haver um movimento escondido nos quadros, e até que a obra parece ter mais luz do que realmente tem", conclui Elvis da Silva.

Sobre o artista
Desde o ano de 1976, aos treze anos, Elvis da Silva já se dedicava a pinturas e desenhos. Aos 14 anos, recebeu a primeira medalha de ouro em um concurso de óleo sobre tela na escola. Começou a pintar em livros de pintura e desenho. Formou-se técnico em desenho artístico e publicitário. Pablo Picasso, Salvador Dali, Claude Oscar Monet e Van Gogh estão entre suas principais influencias.
Grande parte da sua inspiração veio na década de 1980, quando serviu ao exército e teve a oportunidade de viajar pelo Brasil. Mas as portas para o mundo da arte só se abriram há oito anos, quando se mudou para Campinas e começou a retratar a africanidade, cultura negra, cultura indígena, história do Brasil e de Campinas em aquarela, acrílico e óleo. Ganhou projeção quando, em 2007, fez, na Academia Campinense de Letras, o lançamento mundial da TOE, a Técnica de Observação no Escuro.

Serviço
Exposição "Um olhar sobre Campinas"
Data: de 14 a 24 de julho, de terça a domingo, a partir das 20h
Local: Donna Casa de Pizza - Rua Maria Monteiro, n° 974, Cambuí - Campinas/SP
Informações: (19) 3251.1696

 

Contato

Sample Image

Komunica Assessoria de Imprensa

Tel: (019) 3032 5494
Cel: (019) 9.8876.5178
Rua Barreto Leme, 1818/Térreo
Cambui - Campinas/Sp. 13025-085

Outras Notícias

Você está aqui: Início Notícias Donna Casa de Pizza promove exposição de arte impressionista em homenagem ao aniversário de Campinas