Instituto SER promove concurso nacional de poesias
Com o objetivo de criar e consolidar hábitos de leitura e escrita, promover a poesia e ampliar, por meio da expressão poética dos sentimentos, o espaço terapêutico, o Instituto SER, clinica escola que há vinte anos atende crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, promove o 1° Concurso Nacional de Poesias "Ser Criativo". Participam do concurso diversas entidades de tratamento de pessoas na área de saúde mental. Como ferramenta de desenvolvimento humano, a iniciativa visa compartilhar e desenvolver técnicas diferenciadas de expressão para os portadores de necessidades especiais.

Com o tema "Sonhos", o instituto pretende trazer para o espaço poético os anseios, desejos, sentimentos, representações e cores dos espaços onírico e de criação do imaginário. De acordo com o diretor do Instituto SER, Carlos Froes, o projeto busca conciliar o compromisso de desenvolvimento tradicional com o envolvimento consciente das entidades em promover a capacidade e a superação "Os diagnósticos não são impeditivos para a participação, já que buscamos exatamente superar estes rótulos e potencializar o indivíduo", explica.

A idéia do concurso surgiu a partir de um trabalho realizado pelo Instituto SER com os educandos, chamado "Brincando de Rima... Fazendo Histórias...", em que a professora de desenvolvimento supletivo, Arlete Dubard Fiorin, passou a trabalhar formas de ritmar as palavras, fazendo com que os educandos pudessem exprimir seus sentimentos. "Em contato com diferentes poesias, de diversos autores, os alunos perceberam que, graças à arte poética, podiam conhecer o olhar de outra pessoa, num universo diferente do nosso", conta Arlete.

Com o apoio da Fonoaudiologia, da Psicologia e da Terapia Ocupacional, foi possível montar este trabalho, que deu origem a um livreto de poesias. "O resultado foi impressionante. Pudemos constatar como nossos alunos tinham dons poéticos e montamos o concurso de poesias com o objetivo de despertar esta conscientização nas demais instituições de todo o País", conta o diretor do Instituto SER, Carlos Froes.

As instituições devem enviar as poesias até 25 de setembro. Todas as informações, assim como prazos e premiações, estão no site do Instituto SER (www.institutoser.com.br). Os quarenta textos escolhidos farão parte de um novo projeto da entidade, que irá editar um grande livro de poesias.

_________________________

O MENINO PENSADOR
Vitor Biajoli (educando, 26 anos)

Sentado numa pedra
E olhando para a gente
Ele pensava...
Que era pensador de gente.

Ele está com cara de bravo
Triste e sozinho,
Pensando...pensando,
Ao lado do seu gatinho.

Segurando o estilingue
Que era todo pintado a mão
Pensando outra vez...
Pensando e pensando

Serviço
I Concurso Nacional de Poesias "Ser Criativo"
Prazo para envio das poesias pelas instituições: até 25 de setembro
Informações e premiação: www.institutoser.com.br ou (19) 3272.2520

 

Contato

Sample Image

Komunica Assessoria de Imprensa

Tel: (019) 3032 5494
Cel: (019) 9.8876.5178
Rua Barreto Leme, 1818/Térreo
Cambui - Campinas/Sp. 13025-085

Outras Notícias

Você está aqui: Início Notícias Instituto SER promove concurso nacional de poesias